Vendas Clinipam | Cuide-se: 4 dicas de saúde para o verão
Cuide-se: 4 dicas de saúde para o verão

Cuide-se: 4 dicas de saúde para o verão

A época mais quente e ensolarada do ano está chegando! A chegada do verão é sinônimo de férias, descanso, praia e muito sol, não é mesmo? Mas, é preciso lembrar que nesta época os cuidados com a saúde, a pele e a alimentação devem ser redobrados!

Neste período, as pessoas tornam-se mais ativas, os passeios ao ar livre aumentam e as praias e clubes são alguns dos locais mais procurados pelas pessoas. Mas, o calor exige cuidados com o corpo, reposição constante de líquidos e uma alimentação mais saudável, buscando sempre o bem-estar constante. Pensando nisso, nós listamos algumas dicas de saúde superimportantes para você curtir o verão sem dores de cabeça!

De olho na hidratação e na alimentação

As altas temperaturas dessa estação são responsáveis por inúmeros casos de desidratação, por isso é importante beber líquidos regularmente! Além da água, você pode apostar em aliados como a água de coco natural, águas saborizadas com frutas ou até mesmo chás gelados preparados por meio de infusão.  Lembre-se que a sede é o primeiro sinal de que o seu corpo está desidratado! Mas as mudanças de humor, dores de cabeça, cansaço excessivo, sonolência e pressão baixa também são sintomas de desidratação.

Além dos cuidados com a hidratação é preciso estar de olho na alimentação. Comer com regularidade e evitar alimentos muito pesados e gordurosos, para facilitar a digestão. Os alimentos muito quentes, frituras, petiscos condimentados ou até mesmo salgadinhos industrializados devem ter o consumo minimizado durante esse período. Aposte em alimentos leves, ricos em vitaminas e minerais, com frutas, verduras e legumes.

Para muitos brasileiros o verão aumenta ainda mais o consumo de bebidas alcoólicas, porém os fermentados e destilados são considerados os principais vilões quando o assunto é desidratação. A ingestão exagerada de álcool expulsa a água das células do corpo e provoca a perda exagerada de líquido pelo organismo. Então, além de não exagerar no consumo cervejas, caipirinhas e outras bebidas, lembre-se de intercalar o consumo de água, para manter o corpo hidratado.

Cuidado com as queimaduras: use protetor solar 

Os cuidados com a pele e a exposição ao sol devem ser ainda mais intensos durante o verão.  O protetor solar, além de evitar queimaduras e insolação, ajuda a prolongar a saúde da pele. Não apenas para frequentar as praias ou estar exposto diretamente ao sol, o protetor deve ser usado diariamente. Durante o verão é preciso reaplicá-lo quando em contato excessivo com a água do mar ou da piscina.

Para obter um resultado ainda mais eficaz na hora de se proteger do sol, você pode apostar em acessórios para as demais partes do corpo. Os óculos de sol ajudam a evitar a sensibilidade com a luz do sol e os bonés e chapéus ajudam a proteger o couro cabelo, orelhas e o rosto.

Coloque seu corpo em movimento durante o verão 

O calor e os dias ensolarados motivam as pessoas a começar ou intensificar a prática de exercícios físicos. Mas existem alguns cuidados básicos para se atentar na hora driblar a preguiça! O calor acelera o metabolismo do corpo humano, por isso é importante manter-se hidratado durante as práticas e utilizar roupas leves para permitir que o corpo transpire.

Além disso, lembre-se que ao praticar atividades físicas em solos diferentes dos quais você está acostumado, como a areia por exemplo, é preciso diminuir a intensidade dos treinos, pois diferente das quadras e asfaltos este tipo de terreno apresenta dificuldades de adaptação para o corpo

Por fim, é importante estar atento aos horários para evitar o contato excessivo com o sol, os melhores horários são antes das 9h ou após as 17h, onde as temperaturas são mais amenas.

Os ambientes também merecem cuidados especiais 

Cuidar dos ambientes durante o verão também está diretamente ligado a cuidar da sua saúde, pois lugares muito quentes, com pouca ou nenhuma ventilação são propensos a propagação de doenças respiratórias. Mesmo com a utilização do ar condicionado é preciso deixar o ar natural ser renovado durante períodos.

Tanto em casa como nos ambientes corporativos, é importante abrir as janelas pela manhã – quando a temperatura ainda é mais amena – para renovar o ambiente. Para os períodos onde o calor é mais intenso é recomendado o uso do ar condicionado, mas a cada duas ou três horas é importante abrir as janelas para fazer a troca de ar no local.

A permanência em locais muito abafados, além de causar problemas respiratórios, pode resultar em pressão baixa. E lembre-se: ao usar o ar condicionado a temperatura não deve ser excessivamente baixa, pois isso poderá provocar choque térmico no momento de deixar a sala e entrar em contato o calor externo.

E você, está de olho na sua saúde durante o verão? Lembre-se de tomar estes cuidados básicos para manter o corpo saudável para aproveitar o verão tranquilo! Quer saber mais orientações sobre saúde? Siga o nosso Instagram e fique sempre por dentro das nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado