Vendas Clinipam O que é saúde ocupacional
Entenda o que é saúde ocupacional

Entenda o que é saúde ocupacional

Quando pensamos em saúde ocupacional, os exames admissionais e demissionários logo vêm a nossa cabeça. Mas, o que muitos não sabem é que a saúde ocupacional vai muito além destes exames.

A saúde ocupacional é um ramo da medicina que atua na prevenção de doenças e problemas laborais causados pelo ambiente e rotina de trabalho, buscando o bem-estar e qualidade de vida do profissional dentro das empresas.

Quais são os principais objetivos da saúde ocupacional

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Ocupacional consiste em proporcionar aos colaboradores qualidade de vida no trabalho, atuando na prevenção de acidentes e doenças e reduzindo os principais riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Seu principal objetivo é promover o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores. Com o intuito de proporcionar segurança e motivar a equipe, as técnicas e metodologias da Saúde Ocupacional visam a realização de exames periódicos que acompanham a saúde de cada um dos colaboradores e a criação de um ambiente de trabalho saudável para a realização das tarefas.

Este ramo da medicina não busca apenas a segurança no trabalho, mas também a melhora e estabilidade da saúde mental do empregado, elevando o grau de qualidade de vida tanto no meio corporativo quanto nas demais áreas da vida.

Por meio de avaliações periódicas, é possível identificar problemas de saúde do trabalhador, analisar as condições físicas e concluir se o indivíduo está em condições de exercer a função proposta ou, em caso de afastamento, se ele está apto a retornar para a função.

Além dos pontos citados acima, a saúde ocupacional também é responsável por encaminhar o trabalhador para atividades correspondentes à sua capacidade física e emocional, proporcionar atendimento médico imediato em casos de acidentes de trabalho ou emergências, implementar atividades promocionais e métodos de medicina preventiva, controlar os riscos existes no local de trabalho.

A importância da saúde ocupacional

O setor de saúde ocupacional é obrigatório nas empresas de pequeno, médio e grande porte. E, independentemente do tamanho, este setor traz uma série de benefícios para a instituição, uma vez que o ambiente de trabalho se torna mais qualificado para atuação dos colaboradores.

Pensando no bem-estar dos funcionários, este setor é responsável pelo observar atentamente o ambiente físico das instalações, em conjunto com o Ministério do Trabalho, buscando evitar possíveis riscos físicos, químicos, ergonômicos e biológicos. Estas vistorias devem ser realizadas por profissionais especializados em segurança no trabalho, os quais devem indicar as ações e riscos da empresa, propondo as medidas necessárias para evitar tais acidentes.

Quais são os problemas mais frequentes da Saúde Ocupacional

Os problemas físicos mais frequentes dos profissionais desta área são fraturas, cortes e distensões por acidades de trabalho, além de distúrbios por movimentos repetitivos, problemas de visão e audição.

Já com relação aos problemas psicológicos, o estresse causado pelo trabalho ou pelas relações laborais também é considerado um problema frequente nas empresas.

Quais são os principais pontos de melhoria dentro das empresas

Cada empresa possui suas particularidades e necessidades de acordo com o nicho de mercado. Mas existem algumas medidas ocupacionais que podem ser utilizadas em diferentes empresas e que auxiliam os empreendimentos a garantir o bem-estar dos colaboradores, confira algumas delas!

A ergonomia é um dos principais aspectos para gerar um espaço adequado de trabalho. Algumas normas regulamentadoras em conjunto com as leis trabalhistas estabelecem algumas regras com relação ao mobiliário, pensando em reduzir o risco de doenças ocupacionais.

A ginástica laboral é uma prática muito comum nas empresas onde os funcionários permanecem durante muito tempo na mesma posição. A ideia principal desta atividade é estabelecer pequenas pausas para realizar alongamentos individuais ou coletivos, pensando em evitar problemas em músculos e articulações.

A saúde do funcionário está diretamente ligada a alimentação. Propor programas de alimentação saudável é uma das formas de cultivar hábitos saudáveis. Em casos de empreendimentos com refeitório é possível desenvolver cardápios com o auxílio de um nutricionista e para as demais empresas, é possível propor algum horário destinado ao consumo de frutas, por exemplo.  Reforçar esses conceitos pode melhorar o desempenho e garantir maior qualidade de vida aos colaboradores.

Outro ponto importante está relacionado a realização de campanhas periódicas de vacinação. Quando a empresa oferece aos colaboradores programas de vacinação ela consequentemente diminui as chances de múltiplos afastamentos além de cuidar da saúde dos colaboradores.

 

Entenda os benefícios da saúde ocupacional dentro das empresas

Além de melhorar o clima organizacional, é um elemento fundamental para garantir o bem-estar e a segurança dos funcionários.

Portanto, é de extrema importância que as empresas busquem a conscientização frequente dos colaboradores sobre a importância dos exames periódicos, principalmente nos estabelecimentos que oferecem planos de saúde. Esta é uma das formas de proporcionar ainda mais cuidado com a saúde dos profissionais, tanto dentro do ambiente de trabalho, como fora.

Ao executar algumas destas medidas, o número de afastamentos diminuirá e a produtividade dos seus colaboradores aumentará.

E você, quer cuidar da saúde dos seus colaboradores oferecendo um plano de saúde corporativo pensado especialmente para o seu modelo de negócio? Faça já um orçamento sem compromisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado